Major Izidoro-AL

Major Izidoro

Major Izidoro

major

Major Izidoro

O antigo distrito de Sertãozinho, do município de Santana do Ipanema, recebeu a atual denominação em homenagem ao Major Isidoro Gerônimo da Rocha, fundador da povoação. O fazendeiro Antônio Gerônimo da Rocha, que residia na Volta dos Dois Riachos, em Santana do Ipanema, tendo adquirido umas terras nas margens do ribeirão, denominado Riacho do Sertão, para ali transferir sua família, em 7 de setembro 1857. Fundou uma fazenda e deu-lhe o nome de Sertãozinho, por ficar próximo ao povoado sertão, também, chamado Riacho do Sertão ou Sertão de Baixo. De seus filhos, Isidoro, ou como era conhecido, Major Isidoro, dedicou-se, com o pai à propriedade, onde continuou até a sua morte, ligando o nome a todos os empreendimentos em prol da terra. Por sua enorme popularidade e seu prestigio, era chamado o patriarca do Sertãozinho. Muito lutou para que o distrito fosse elevado à categoria de município, chegando mesmo a conseguir que, em 1920, o Congresso Legislativo, pela Lei nº 946, autorizasse o Governo a elevar Sertãozinho a município, o que infelizmente não se realizou, por não ter o Governador, de então, dado autonomia política ao distrito. Quando, em 1949, após a morte de seu ilustre batalhador, foi elevado a categoria de município, nada mais justo do que a homenagem que lhe foi prestada, recebendo o seu nome. O município foi criado com o território desmembrado dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, pela Lei nº 1.473, de 17 de setembro de 1949.

Economia de Major Izidoro

A economia de Major Izidoro é baseada na agropecuária leiteira e é a maior produtora de leite no estado de alagoas, por isso tem o título de Capital do Leite. O município tem um Arranjo Produtivo Local de Laticínios, formado por cerca de 67 queijarias.

Sua economia está centrada na agropecuária, comércio e serviços. A população economicamente ativa, em sua maioria, encontra-se inserida no mercado informal.

Apesar de vários problemas que o município apresenta no campo ambiental, econômico e social o Izidorense não perde a fé e o ânimo de lutar por dias melhores, afinal somos um povo acolhedor. Vale conferir! Venha nos visitar. O mês de junho é uma grande opção. Tem festa o mês inteiro.

A cidade de Major Izidoro conta hoje com um comércio pujante:

- 04 padarias;
– 03 farmácias;
– 03 grandes supermercados, entre várias mercearias;
– 01 mini-shopping;
– 02 grandes casas de materiais de construção;
– Várias lojas de roupas, calçados, bijuterias;
– 01 grande loja de eletrodomésticos:

Possui uma Associação Comercial atuante, nos vários aspectos, na busca de projetos e melhorias aos empreendedores locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: